sábado, 30 de junho de 2012

Só um pouquinho, já to saindo...



Uma benção pode se tornar facilmente um fardo, principalmente se possuirmos a capacidade de enxergar nas entrelinhas. Depois que se conhece a verdade pura e crua dificilmente paramos de procurá-la. E isso nos envia uma gama vasta de informações, que nos levam a conclusões e, finalmente, ao conhecimento. Mais ou menos quando o Neo entendeu a Matrix, e viu o mundo, não como ele quer que o vejamos, mas sim, como ele realmente é.

Com as pessoas e situações acontece da mesma forma. Mesmo não querendo, mesmo tentando pensar em outras coisas, acabamos dando de cara com as coisas que estão por trás de cada atitude, de cada palavra. Mesmo que as atitudes e palavras, muitas vezes, tentem dizer outra coisa. E isso nos leva por muitas vezes a ter opiniões controversas a respeito das pessoas. De perto ninguém é normal, sei disso, mas alguns são ainda menos normais que os outros.

Pais. Ambos os dois. Suas atitudes insistem em me mostrar que algumas pessoas realmente deveriam ser proibidas de ter filhos. Simples assim. É injusto submeter uma pessoa a tanta irresponsabilidade e falta de preparo para a vida a dois, a três. Vejo filhos se comportando mal por causa do relacionamento conturbado dos pais e vejo os pais, por culpa reprimida e muito bem escondida, dando "castigos" tão brandos que gostaria eu de ter castigos assim. Falta diálogo.

Eu tenho um histórico familiar, digamos, complicado, por isso me solidarizo quando vejo situações ao meu redor e como os filhos, inocente, sofrem com isso. Já vi pais trocarem seus filhos por novas famílias por erro do cônjuges, já vi pais enxergarem nos filhos fontes de renda, já vi pais nem enxergarem seus filhos... Já vi tanta coisa...  E ainda me desgosto quando vejo coisas novas.

Ter um filho não é simplesmente jogar no mundo esperando a sorte criá-los. Envolve dar exemplo, puramente. Para criar um filho você deve prover suas necessidades. É responsabilidade das duas pessoas que se juntaram para fazê-lo, e não tem nada que você possa dizer ou fazer que diga o contrário. Provendo suas necessidades você mostra para ele o significado de responsabilidade, o significado de ser modelo e espelho. O contrário também é válido.

Disso surge uma geração de problemáticos, que fogem do conceito de família tal como o diabo corre da cruz. Muitos são pegos no fogo cruzado, pois, ao seu redor, convivem com milhares de famílias "normais", com conceitos fortes, hierarquia e amor. E sentem vontade disso. Mas, sempre tem um mas, os modelos que cresceu apreciando são tão falhos e podres que ele se sente repelido. Amor e ódio.

Incrível pessoas adultas agirem sem maturidade e preocupação com o sentimento daqueles que deveriam exclusivamente proteger e educar.

Digo isso por ter sentido na pele essa pressão. Com muito esforço luto todos os dias para deixar para trás tudo que me indica a direção oposta daquilo que quero seguir. É duro, mas vale a pena.


Nenhum comentário: