segunda-feira, 25 de julho de 2011

Se tivesse um pedido...



Se tivesse um pedido mágico, somente um e nada mais, pediria uma cachoeira, com águas gélidas e purificadoras que possuíssem o poder de levar embora tudo aquilo que não gosto em mim e trazer à tona as boas coisas que soterradas debaixo delas estão. Poderiam também ir junto algumas memórias que ajudaram a enterrar o que de bom me fora dado em outras passagens por estes prados e que carreguei para esta viagem. Ficaria debaixo dela por horas, até a mente estar completamente vazia e purificada dos anos de agressões e excesso de informações inúteis que fora submetida ao longo destes também longos anos. Uma chance de ter clareza nos pensamentos e desprender as amarras do comodismo que a modernidade insiste em impor como se fosse única salvação e o caminho da verdadeira felicidade.

Tenho saudade do tempo onde sonhava ingenuamente que o mundo era um gigantesco parque de diversões e que as pessoas realmente sentiam o que diziam e que diziam exatamente o que sentiam. Um lugar onde ser você mesmo não era ofensivo ou perturbador simplesmente por não seguir padrões pré-estabelecidos ou altas doses de expectativas criadas e baseadas em vontades próprias e um pouco de egoísmo. Talvez  por não pensar assim algumas pessoas não consigam se encaixar nesses padrões e procuram uma vida à margem da sociedade, ou dos olhos dela. Quem sabe eu seja tão egoísta que não consigo enxergar a visão dessas pessoas e me perca em meu próprio umbigo utópico em busca de uma verdade que não existe pata ninguém além de mim mesmo.

A espontaneidade advém da paz de espírito, da certeza de que não haverão cessões e repressões. A cada negativa um olhar maldoso se cria no fundo de nossa alma e pouco a pouco vai tomando o lugar da pureza que transmitíamos pelo olhar. Logo aquela encantadora pureza estará perdida atrás de uma fila de ressentimentos, pequenos e inofensivos, que ao juntarem-se formam um exército tão grande e poderoso que logo a guerra estará perdida antes mesmo de começar. As forças se vão conforme a mente perde a sua força mais pura e limpa. E o que resta é o reflexo distorcido em um espelho sujo daquilo que um dia poderia ser uma linda e divertida imagem. E por mais que você limpe seu espelho nunca conseguirá aquela pureza e paz de espírito novamente.

Cuide do seu bem mais importante e valioso, sua consciência universal do seu lugar no mundo.

Nenhum comentário: