quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Inteligência de verdade

Durante uma conversa surgiu um assunto interessante e repugnante e que não saiu da minha cabeça. O assunto em si é mais velho do que andar para a frente, como dizem por aí, mas o comentário a seguir é que me fez refletir. As palavras foram algo elogiando a inteligência de alguém por conseguir um parceiro rico que o sustentasse pela vida.

Eu particularmente considero isso uma imensa falta de caráter e uma fraqueza moral digna do mundo em que vivemos. É muito fácil ser aquilo que o outro deseja quando estamos cercados de presentes, mimos e conforto. Difícil é ter que ser você mesmo e batalhar dia após dia seu sustento e discutir todas as diferenças.

Quando se finge tudo é perfeito. Os programas são perfeitos, as roubadas são divertidas, todas as piadas são engraçadas e está tudo sempre azul. Isso é muito fácil. É ser preguiçoso ao extremo. É não ter um pingo de decência, honra e honestidade em seu corpo. É esse exemplo que alguém em sã consciência quer que um filho seu tenha?

Me admira como pessoas que tiveram que lutar por tudo que têm acabam sempre caindo nas mãos de pessoas que sempre tiveram de tudo e nunca deram valor à nada. Parece que um ímã gigante as impulsiona direto para aquilo que elas deveriam evitar e já saber que não daria bons frutos.

Mas também acredito em mudanças. Eu mesmo já mudei bastante e pretendo melhorar sempre mais. Mas isso por vontade própria, para que meus descendentes tenham orgulho de mim e das coisas que eu realizei e não para satisfazer uma condição que pode me trazer lucro e benefícios. Bom, mas esse sou eu.

Eu admiro a inteligência e a força daqueles que se levantam todos os dias pela manhã e lutam pelo pão de cada dia lado-a-lado com a pessoa que amam. Aqueles que sabem o valor do dinheiro e que sabem o quanto custa de verdade ter alguma coisa na vida. Isso sim é inteligência. O resto é resto...


Nenhum comentário: