terça-feira, 20 de abril de 2010

Seja o que tiver que ser




O que você enxerga ao apagar as luzes?

O que você ouve quando o ensurdecerdor silêncio toma conta do seu quarto?

Do que os primeiros raios de sol te salvam?

Do que você te vergonha de confessar até para o seu travesseiro?

Do que você é feito?

Deitar a cabeça no travesseiro e aquietar a mente pode ser uma tarefa das mais difíceis, principalmente se existem questões mal resolvidas ou situações recorrentes incomodando você. Alguns passam horas debatendo consigo mesmo em busca de uma posição que traga paz de espírito e quem sabe uma noite de bom sono. Infelizmente quando a decisão não satisfaz uma das partes isso torna-se uma tarefa impossível, além de dolorosa.

Alguns, como eu, conseguem simplesmente desligar o pensamento consciente e deixar o subconsciente travar as batalhas em seu próprio terreno. Obviamente isso gera mais noites de insônia do que momentos agradáveis nos braços de Morpheu... Ponto para você que chegou até aqui e descobriu uma coisa a mais sobre seu amigo pseudo-escritor.

Quando o conflito demora a ser resolvido as imagens aos poucos vão fugindo da parte traseira do cérebro e aleatóriamente dominam partículas de momentos de nossos pensamentos. Tais momentos nos parecem epifanias salvadoras. Perigoso isso. Baseamos uma possível tomada de decisão em uma pedaço de idéia e não no pensamento todo. Ansiedade também tem sua culpa.

Algumas vezes a batalha é causada por motivos alheios à nossa percepção consciente. Acho que esse é o maior alimento da insônia de dos psicólogos e terapeutas em geral. Difícil combater um inimigo invisível e que não ataca de maneira que você possa se defender.

A unica arma, além dos psicotrópicos, é buscar perceber as coisas que lhe causam certo desconforto durante o seu dia. Momentos em que você gostaria de estar em outro lugar fazendo outra coisas com outra pessoa ou simplesmente sozinho. Coisas pequenas quando se acumulam ocupam muito espaço, e não somos infinitos.

É preciso coragem para ser um indivíduo. Tomar suas próprias decisões e arcar com as consequências nunca foi matéria de escola. Os poucos pais que já conheci que conseguiram aprender isso e de alguma forma repassar para seus filhos deveriam receber medalhas de honra ao mérito. Pouparam anos de duras lições e tornaram a vida do que os cercam com certeza mais agradáveis e honestas.

O restante precisa aprender através de certo sofrimento, deles ou de terceiros, o peso da conseqüência de seus atos.

Sendo um indivíduo que sabe que suas ações levam a certos caminhos você evitará ao máximo se colocar em situações que precisem de dramáticas atitudes. Auto-conhecimento é a chave. Coragem sua arma e certeza de estar fazendo algo honesto sua armadura.

Boa batalha.

* Hoje tem Comandos no Floripa Music Hall

* Quinta Edio e Ian na Cachaçaria da Ilha no Centro de Floripa

Nenhum comentário: