sexta-feira, 12 de março de 2010

Admirável mundo velho

O ser humano é uma máquina emocional totalmente previsível. Dados os estímulos certos conseguimos tudo deles. O melhor e o pior. Alguns tendem a sempre demonstrarem o pior, como se fosse a forma mais natural de reação possível.

Me admiro ainda com a pouca capacidade de imaginação que alguns apresentam em suas reações. Com a falta de originalidade e capacidade de ponderar as consequências, e isso sim é a falta mais grave, ao menos para mim. Demonstra total falta de compromisso e consideração para com os outros afetados pela sua burrice.

O maior prazer que podemos ter é ver que essas pessoas ficam presas na sua própria teia de imbecilidades, que seus atos ferem somente a eles mesmos e quaisquer comparsa estúpido que ainda insista em se sujeitar a participar de qualquer ato perpetrado por motivos escusos e feios. Não sou um exemplo de virtudes. Aos poucos estou aprendendo a ser o homem que pretendo ser e que mereceria admiração.

Mas jamais agi de forma mesquinha ou desonesta com certos princípios que regem a conduta de seres humanos normais. E como vários outros que já concordaram comigo abomino certos tipos de conduta. E tal qual um câncer deve ser sumariamente extirpado para que não comprometa o organismo saudável.

Mas o mundo é feito de pessoas pequenas, que servem diariamente para pavimentar o caminhos daqueles que saem entender o funcionamento da roda do destino e as possibilidades que ela apresenta. Poucos são esses e você só vai saber de qual lado estar quando sentir a sola pesada de um par de botas de escalada afundar sua cara contra a própria merda que você fez. Ou quando sorrindo alcançar seus objetivos.

Os detratores (esses si tem aos montes por aí) virão dizer que não é bem assim, que não se deve pisar nos outros para alcançar seus objetivos, que não precisa disso e tal... Até certo ponto concordo e sempre agi dessa forma, mas existem amebas que se colocam em tal posição e pedem por isso. Aí não tem como, afinal, sangue de barata é coisa para barata e ainda somos muito humanos para isso.

E tenho orgulho de ter sangue nas veias, quente, saboroso e bem vermelho.

Nenhum comentário: