segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Blind Faith...

Nossa, a TV na madrugada parece mais uma piada de muito mal-gosto envolvendo uma coisa que atinge as muitas pessoas em um ponto onde são extremamente vulneráveis, a religião. A banalização do tema com a desculpa de propagar a palavra divina torna-se cada vez mais repugnante e abstrata.

Fala-se de Israel, ouve-se de fatos passados, provações vividas por seres mitológicos descritos na Bíblia e o modo como sua submissão e resignação mostraram ao final da história que todo o sofrimento não passava de uma forma de provar sua fé. Houve quem perdesse toda família, saúde e riqueza conquistada através de uma vida de trabalho honesto e respeito pelas tais leis. Exemplo bacana né?

Fala-se de irmão para lá, irmão para cá e o que menos se vê é irmandade verdadeira fora dos muros daquele templo ou quando as câmeras da tv param de filmar. Fazem danças, cantorias com cara de show pop, celebram as benção que podem vir a receber ou até a falta deles, o que indica que o teste de fé começou, e o dízimo então vem para brindar a alegria e garantir um lugar no céu.

Ou seja, estão todos fudidos!

Se der certo, foi benção, se der errado foi provação. Nessa loteria quem sempre ganha é a igreja. Adivinha quem perde?

A fé não pode ser propagada por imposição, ela deve vir de dentro. Não serve se os imbecis pastores assustarem pobres  fiéis com histórias de pragas e mazelas supostamente ocorridas a mais de dois mil anos enquanto metem as duas mãos em seus bolsos geralmente não muito cheios. Tem retardado que tira da boca dos filhos para prestar o dízimo e ainda se diz servo. Realmente, é um servo. Só faltam os chifres e a cara de viado que esses bichinhos têm.

Me dá urticária quando alguém insiste em usar o nome "Dele" como se assim mostrasse para todos que ali está uma pessoa honesta, de bem, respeitadora de todos os mandamentos dogmas da igreja. Como se fazer isso obscurecesse  cada ato vil e mundano cometido. Como se isso a torna-se uma pessoa superior aos que não seguem a vida com o rabinho entre as pernas baseados em dogmas de séculos passados criados por uma igreja falida, na época, que queria ganhar dinheiro e disputar o poder com os reis da época. Uma igreja que pregou o celibato e condenou o divórcio simplesmente para não correr o risco de ter que dividir os bens da igreja com filhos ou ex-mulheres. Que esconde escândalos de pedofilia e muitos outros como se nunca existissem. Igreja que na época do Holocausto nada fez para deter o extermínio de milhões de judeus. E se fossem cristão católicos apostólicos romanos? Será que a reação seria a mesma?

A fé é o sentimento mais puro e honesto e por isso poucos a tem de verdade. E os poucos que a têm ainda são enganados por pseudo pastores que mais estão preocupados em entreter e arrecadar fundos do que prestar atenção verdadeiramente nos problemas que seus fiéis possam estar passando e que buscam na fé um conforto ou uma palavra de esperança.

Deus não quer louvores mil e que você bata no peito tentando enfiar goela abaixo dos outros o que você pensa estar certo. Ele quer que você respeite cada indivíduo com a religião, escolha sexual, cor e nível de inteligência e fé que ele tiver. Deus está em cada um de nós e em todos, mesmo naqueles que não acreditam nele. Ou não. Vai saber...

Nenhum comentário: