sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Síndrome de Justo Veríssimo.

Tinha preparado outro post, até bonitinho... Mas puta que pariu!!! Tem coisas que não se deve deixar passar.

Tem um ditado popular que diz: melhor ouvir isso que ser surdo. Eu discordo. Tem vezes que seria melhor ser surdo do que ouvir certas merdas. Digo isso porque durante meu almoço além dos desagradáveis incômodos que já fazem parte do cotidiano ainda tive que ouvir uma atrocidade que me fez perder o apetite e após algumas tentativas de retroceder no tempo, tarefa impossível infelizmente, e tentar iluminar um pouco que fosse a cabeça oca que proferira tamanha asneira me fez levantar, deixar meu prato (que estava delicioso) e vir aqui desabafar.

As diferenças sociais sempre formaram um distinção explícita e muitas vezes hipocritamente implícita entre as pessoas. Rico na vida boa e pobre "no seu lugar". Sempre havendo separação das classes e desprezo uma pela outra. Sempre foi assim e infelizmente acredito que sempre vá ser. Sei que nem todos pensam assim, poucos são os que entende que pessoas são pessoas e caráter independe de cor, credo ou classe social.

Mas existem alguns imbecis que ainda pensam que pobre tem que "ficar no lugar dele", seja isso onde for. Gente que acha que pobre é um adjetivo e não uma classificação social que de forma alguma interfere em seu caráter. 

Durante o almoço ouvi uma crítica ao Lula que também não sou fã mas reconheço a luta por ele dar confiança para pobre. Fui obrigado a questionar sobre isso, achando que haveria uma explicação lógica e plausível. Mas que nada! Recebi um simples "pobre tem que ficar no seu lugar"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PORRRAAA!!! Será que esquecream que meus avós e minha mãe foram criados na Procasa, favela na época? Que eu brincava com a "negada pobre" e me divertia para cacete fazendo molecada com a gurizada? Esqueceram que quando vieram de Bom-Retiro para cá também não tinham nada e que meu avô trabalhava de frentista de posto para estudar direito de noite e que da formatura até a eleição para Prefeito de São José pastou muito até atingir o sucesso? 

Não foram esses os valores que aprendi, não é isso que eu respeito, não é isso que um ser humano decente e que usa ao menos 1% da massa cinzenta pensa da vida. Não pode ser. Não deve ser.

Melhor ser surdo do que ouvir isso.

Nenhum comentário: