quarta-feira, 30 de junho de 2010

No caminho de volta ele sente algo picar no fundo do seu cérebro. Uma sensação aguda que balança os alicerces de seu espírito. Gela os ossos e encolhe a alma. Instintivamente ele levanta seus muros e ergue sua ponte. Quando se dá conta percebe ao seu redor o lago que o acompanhou por toda sua vida e que estava esvaindo seus mistérios para o mar. Sentado à beira do lago percebe nas sombras movimentos rápidos em direção ao lago e logo as sombras desaparecem levando consigo a chance de finalmente conhecer os que as habitam. Ou talvez não. Algo mudou. Ao invés de ser o impávido observador e mero coadjuvante ele senta e espera, sim, mas com os punhos fechados esperando a chance de finalizar sua luta. Sabe que se for tragado para o lago não haverá volta. Ficar sentado do lado de fora enquanto a escuridão brinda a luz com sua oposição quieta e sorrateira também não parece mais uma boa opção. A dualidade crítica impele a luta que dilacera a alma. Um surto de consciência trás a tona camadas de lições acumuladas durante o período de hibernação, ou auto-enganação como também pode ser chamado. E a pancada é grande, algo como uma balde de água gelado em uma manhã de inverno. A consciência entorpecida desperta. Será mesmo?
O mundo conspira. As coisas acontecem, quer você queira ou não. As lições chegam à galope, uma atrás da outra. Algumas vêm juntas. Sobrecarregam o sistema. Aí você sente o impacto das ondas anunciando o iminente Tsunami e se sente pego na praia brincando com seu castelinho de areia enquanto o mundo ao seu redor está prestes a desmoronar e ser tomado por águas desconhecidas e totalmente fora de controle. Assim é a vida.

A soma de suas escolhas desenham seu caminho. Pondere, analise, aprenda com os atos falhos do passado, olhe ao seu redor e sinta o clima. Pense. Espere. Ataque. Mas que seja rápido, certeiro e que derrube no primeiro golpe. Talvez não exista tempo ou forças para um segundo golpe. Entenda. Aceite. Busque forças para mudar o que lhe couber mudar. Busque discenirmento para aceitar as coisas que não pode mudar.

O futuro já começou e você perdeu a largada...

Corre.
Tem dias que deveriam ser pulados no calendário da vida. Dias em que você não enxerga o azul do céu. Que não percebe nem mais as cores em você. Dias perfeitos para ficar entocado, com o celular desligado, luzes apagadas... Longe de tudo e de todos... Aff...

Nos vemos amanhã.

Câmbio e desligo.
Olhe-se no espelho. Pergunte o que você quer ver daqui a alguns anos. Lembre-se do que você via anos atrás e como achou que estaria hoje. Seja sincero, você atingiu suas expectativas? Alcançou seus objetivos? Aproveitou todos os dias como se fossem o último ou contou com o amanhã para resolver as coisas?

O que falta para você acordar para sua vida, saber que não haverá amanhã?

domingo, 27 de junho de 2010

Experimente...

A vida foi feita para você experimentar coisas novas. Novos sabores, novas cores, novos amores e velhas paixões. Abra sua mente para as coisas boas que o destino coloca bem na sua frente e que derrepente você pode deixar passar por temer experimentar o novo e descobrir que o velho já não tem o mesmo sabor de outrora...

Faça como eu, experimente.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Troque o McDonaldas pelo Burguer King e seja feliz.

Hehe...

Achou que eu tava falando do que?

Boa semana!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Amigos II - A missão

Procuramos culpados na tentativa de negar nossos próprios atos. Quando escrevo coisas sobre meu passado e o modo que deixei me apagar inconscientemente joguei a culpa em pessoas que não tiveram nem uma parcela dessa culpa. Eu sou um bom amigo, bom parceiro para muitas coisas. Nunca fui um grande namorado. Tenho minhas qualidades, mas a imaturidade e algumas fraquezas de caráter me fizeram escurecer o sol que eu representava para algumas pessoas. Eu me culpo por isso. Não culpo elas. Nem de longe. Eu me apaguei, eu me anulei, eu me esmoreci por vergonha de coisas que tinha feito e por não assumir minha culpa nas coisas. Sempre é mais fácil culpar os outros. Mas chega um momento em que você abre os olhos, ou alguém abre para você, e na sua frente está a verdade de braços abertos pronta para te aceitar e te fazer engolir o orgulho e a auto-piedade para tentar melhorar como ser humano. Acho que essa é a minha hora.


Amor verdadeiro independe de títulos, independe da presença. Independe até do merecimento da outra parte.

Durante meus anos conheci milhares de pessoas. Algumas poucas seguem comigo, mesmo de longe. Will, Ari, Maury Jr, Maurício Carrera, Rodrio FRWY, Anderson FRWY, Pedro FRWY, Jordan, Talita, Keké (eternamente melhor amiga), Jane, Felipe e Fernanda, Michael Nariga, Grazi, minha família, Hudson, Cris JACA!!!, Juba, Rico (um dos corações mais puros que ja conheci no corpo do Scwarznegger), Alírio Neto e muitos outros que explodem meu coração de saudade.

Esses são amigos que posso contar incondicionalmente. Durante anos e mais anos foram incapazes de falar mal de alguém pelas costas, nunca fingiram algo que não são, sempre me apoiaram, conversaram diretamente olho no olho me dizendo as verdades que eu não queria, mas precisava ouvir. Os outros que estão ao meu redor e que também considero amigos ainda precisam crescer bastante para chegar no nível de grandeza humana e parceria deles. Não menosprezando obviamente nenhum deles, simplesmente esses são os que nunca de forma alguma me quiseram, fizeram ou aprovaram qualquer coisa de má, por menos que seja,  para mim.

Amos todos, independente do que são, façam ou tenham. Acredito que não mereça o que sentem por mim, mas ainda chego lá.

Só posso agradecer a quem fica de longe, nas arquibancadas da vida zelando por mim e me desejando o melhor sempre. Amor verdadeiro é isso, não importa o que digam. Amo.

Boa sexta...

Amigos...

Ta na hora de mostrar algumas pessoas que fazem parte da minha vida e que me inspiram a me tornar um ser humano melhor...



Eu,  Loirão e a amiga de sempre. : )


Essa e a Dr. Suzan, uma amiga mais que especial que tem uma latifúndio no meu oração. Dona de um sorriso contagiante e de um coração enorme, tão grande que cabe o mundo. A amizade começou de maneira inusitada e surpreendentemente parecia que já nos conhecíamos faz anos. Nem sempre sou o amigo que ela merece, pois to devendo uma visita para colocar as fofocas quando nos juntamos são váááárias) em dia e matar a saudade. Tenho muito respeito e carinho por esse "loirão" que entrou na minha vida para mostrar que existem pessoas de bom coração e puras no sentido mágico da palavra. Amo.


Bita, famoso cabeça de gato!!!


Esse aí veio para ensinar muita gente como ser um ser humano de verdade e valorizar amizades verdadeiras. Faz parte do restrito círculo de amizade e confiança que mantenho e pretendo levar pela vida toda.

E parabéns para ele que está com o "anos" em festa hoje!!! A festa vai ser lá no Mediterrâneo!!!

 Carlos Ediovane Anselmo


Esse é meu irmão. Mostrou em atos o que muitos só sabem existir em palavras. Não preciso dizer mais nada.


Liana Hoeller e o mala aqui

Minha amiga faz sete anos. Sempre respeitou minhas escolhas na vida e me apoiou quando precisei. Sinceridade, honestidade e respeito no mantiveram juntos até hoje e provam ser a melhor cola do universo. Melhor amiga, parceira, confidente, companheira e cúmplice na straquinagens da vida (hoje um amigo nosso vai provar de uma). Amo tudo que fez, faz e fará por mim. Já passamos ótimos e maus momentos juntos. Uma carinho único e especial para a vida toda. Amo muito.


 Esse é o meu anjinho. Dona de uma energia tão boa que contagia todos quando ela chega. Outro caso em que segundos pareceram anos e a amizade cresceu de forma maravilhosamente espantosa. Uma amizade que com certeza vai ser para a vida toda. Adoro seu carinho, respeito, inteligência e o seu strogonoff... hihi
Amo.

Banda Comandos

Essa galera "são" foda.

Só digo isso.

Existem outras pessoas especiais que logo aparecerão por aqui. Assim que tivermos algum foto (publicável) juntos...

Nos vemos hoje na festa ANOS 80 no Mediterrâneo Bar no Shopping Via Catarina.

Bjxxx para todos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Você é linda!

Eu entendo as estratégias de marketing utilizadas para vender milhares de revistas e programas populares que focam a beleza e o emagrecimento. Ele se apóiam na premissa de que mulheres sempre se sentem feias e gordas, não importando a realidade apontada pela balança ou pelo espelho. Essa perseguição do ideal de peso e beleza é válido para aqueles que vivem de sua imagem. Aos meros mortais deveria aguçar o sentido de sobrevivência e mostrar que podem ter uma vida mais saudável e conseqüentemente aflorar a beleza natural que possuem.

A verdadeira beleza não está nos olhos corrosivos dos detratores de plantão. Não está explícita nos outdoors, capas de revistas ou propagandas de tv. A verdadeira beleza está na maneira que você se sente bem com o que você é. Pode ser gordinha, magrinha, baixa, alta, tanto faz. A beleza plástica é efêmera, a da alma eterna.

Seja feliz que sua beleza resplandecerá.

Boa quinta.

Hoje Acústico Edio e Ian na Cachaçaria do Centro.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Oração pelo amanhã...

Que o amanhã traga de volta o que o hoje tomou. Que sirva de remédio para as mazelas abstratas e absolutas que permeiam nosso imaginário. Que nosso sono tranqüilo de infância retorne tal como um exército vencedor de uma grande batalha. Se possível for que o acumulo de resíduos seja substituído pelo acúmulo de sabedoria e dissernimento. E se não for pedir muito, que sejamos felizes com o que temos e com o que fizermos por merecer.

Que assim seja.

Ian Thives.

Cade o sol?




Ai que saudade do verão. Corpos bronzeados, pouca roupa, sexualidade à flor da pele se bem que isso mantenho o ano todo, hehe). Mesmo assim prefiro o calor. Tudo se torna mais complicado no frio. Aff..
Tem suas vantagens, mas nada que não possa simular com meu ar condicionado. Já o verão... não tem igual!

Mas tudo bem, enquanto o El Ninõ não deixa tudo uma estação só aproveitamos o que der para aproveitar, mesmo que seja debaixo de trinta e dois casacos...

Boa quarta.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Aff...

Tem coisas que simplesmente não descem mais pela garganta. Ainda mais quando essas coisas envolvem valores morais básicos que até um cachorro demonstra ter mais do que certos seres ditos humanos. Eu acho que sou besta mesmo. Ainda penso em ajudar as pessoas quando vejo que precisam e realmente não peço nada em troca. Algumas vezes elas nem sabem que eu fiz algo. A alegria de ver quem eu gosto bem já é pagamento mais do que suficiente.

Mas aí é que está o ponto da questão. Gostar dos outros. Algumas pessoas não gostam de ninguém, nem de si mesmo. Se aproveitam de tudo e todos buscando vantagens imediatas e não tem inteligência para enxergar que a longo prazo queimam seu filme de maneira irremediável e totalmente desnecessária. Assim afastam todos que um dia se importaram e que poderiam os ajudar a superar essas falhas de caráter e pouco demonstração de inteligência. Coisa de gente ignorante mesmo. Que acha que o mundo todo cabe ao redor de seu umbigo mesquinho e murro.

Me orgulho de fazer coisas sem interesse. Tenho prazer em ver o sorriso na cara dos meus amigos e das pessoas que investem seu tempo e sua grana para prestigiar o meu trabalho. E não fico pedindo nada em troca quando posso ajudar amigos de verdade quando eles precisam. Opa, mas quem faz isso não tem amigos. Então deixa assim mesmo...

Aff...

Câmbio desligo.

Amizade

Só alguns, ainda faltam muitos...


Sinto saudade de ter algumas pessoas mais perto de mim. Sinto falta de algumas boas conversas, alguns abraços despretensiosos e sem malícia que sempre me confortaram em momentos obtusos da minha vida. Sinto falta de cheiros, filmes com pipoca debaixo do cobertor, vinhos e risadas.

Sinto falta de ver filme e falar abobrinha com a Carucha, ou o vinho com a Fê Marinho e as meninas, batatinha 4 queijos com o Edio, quarta no Floripa com o Bita e o Lilo, as boas conversas com a Suzan naquele sofá maravilhosamente bom para dormir no meio da conversa (hihi...), do strogonoff da Rê, enfim, coisas que fazia com pessoas maravilhosas que sempre respeitaram tudo que eu respeito e que demonstram um carinho sincero, desinteressado e uma amizade linda acima de tudo.

Ainda bem que tenho minha melhor amiga ao meu lado e meu melhor amigo dividindo os palcos (toda quinta na Cachaçaria do Centro) e o outro cabeçudo (parceiro do Cu de manga) mais perto ainda.

Sei que muitos seguem seus caminhos e mesmo à distância o carinho continua. Me pego lembrando dos que estão por perto e mesmo assim tão longe. Esses fazem ainda mais falta. Eu sou o mesmo. Estou bem aqui sempre que precisarem de mim. 24hrs on-line para os amigos. Sempre ausente para o resto, hehe...

Vou começar a juntar mais todo mundo. São poucas as pessoas boas que nos acompanham por essa vida, nada mais justo do que juntar as que você conhece e que acha que também farão bem uns aos outros. No final todos ganham.

Nos vemos por aí...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Desabafo

Ian "Magal"

De volta...


Cara, o que eu to fazendo com a minha vida?

Não tenho sido eu mesmo. Parece que estou vivendo do outro lado do espelho. Do lado cinza e sem-graça. Não culpo a minha vida. Tenho bons amigos, um excelente trabalho, meu coração está em paz, criatividade a mil e pipocam boas oportunidades em meu caminho. Do que me queixo? De mim. Assim, apagado, preocupado com coisas imbecis e pessoas ainda mais. O que é isso companheiro? Cadê o humor que me tornou famoso nos círculos em que circulava e que sempre esquentava a festa quando chegava? Sempre levei tudo na boa e conseguia ser superior aos baixos sentimentos que tentavam me pegar. Me pergunto onde foi que deixei eles me alcançarem. Na verdade até sei. Foi uma lição dura e longa, que massacrou, pisou e praticamente exauriu de mim a última gargalhada espontânea. Durante um tempo, acreditem se quiserem e puderem, eu não conseguia nem rir, muito menos sorrir de verdade. Não achava graça. Perdi literalmente a piada. Nesse momento a piada era eu. E bem sem-graça diga-se de passagem. Aos poucos atrolharam minha mente de coisas, fantasmas que só existiam do ângulo que eu olhava. Muita mágoa amontoada junto aos entulhos do meu orgulho e amor próprio. Coisas que eu permiti que me fizessem por estar com os olhos vendados ou olhando para o outro lado por ter a atenção desviada por coisas menores colocadas na hora errada no lugar certo. Não prego uma vida avoada e perdida, muito pelo contrário. Mesmo quando inundava meu caminho com alegria cumpria todas minhas obrigações profissionais, sendo tirar as músicas, estar no horário e matar a pau nos shows da Faraway durante mooooooitos anos tanto quanto os trabalhos "normais" que tive. Cansei de sair do Latitude as seis da matina e pegar as sete na Regional Sul de Saúde que controlava o andamento dos treze postos de saúde do sul da Ilha. E fazia muito bem meu trabalho, tanto que ao fim do meu contrato me prorrogaram por mais oito meses até que eu pedi para me desligar por não achar mais válida minha participação lá. Então alegria e espontneidade combinam e muito com profissionalismo e grandes realizações. Sou prova viva disso. Os que me puniram por se sentirem apagados pelo meu brilho provaram o gosto de naufragar seus projetos sem eu ter que mexer um dedo para isso. Sou vingativo quando preciso ser, mas em certos casos o destino provém o fechamento correto para cada coisa. Outra coisa que não passava pela minha cabeça, na verdade apenas externo minhas indignações em meus textos que ninguém é obrigado a ler pois são apenas a válvula de escape que impedem o amigo aqui de explodir. Mas isso passa. E espero que logo. Busco aqui começar a recuperar as coisas que mais me eram preciosas e que mais me fazem falta, alegria, alegria e mais alegria. Vou me esforçar para limpar as teias da aranha colocadas pelo tempo e pelas pessoas erradas que tiveram acesso ao meu HD humorístico e trazer à tona o que tenho de melhor, eu mesmo.

E quem não gostar que se foda. Entra na fila e pega uma senha, pois agora, não paro mais.

E palavras tipo "para","não", ou vergonha não fazem parte do meu vocabulário.

Aprendam isso.

Agora vamos dormir.

É...

Que seja. A Cezar o que é de Cezar. Aos meus o que tenho de bom. Aos outros o que conseguirem por seus medíocres esforços. Pessoas boas sempre se envolvem com pessoas não tão boas, é a mecânica do universo. Estamos aqui para aprender e não poderíamos fazer isso tendo uma passagem agradável e sem contato com as agruras corriqueiras do dia a dia.

Conversando com uma amiga percebi sua força ao me afirmar que apesar da turbulência sentimental o seu lado prático não fora sequer arranhado. Conseguiu alcançar grandes objetivos e plantou belas sementes para seu futuro. Me senti um Davi diante de um Golias do bem. Ultimamente tenho estado sensível e vulnerável às energias negativas que algumas pedras no caminho emanam, sei o quanto isso é errado, mas por algum motivo me deixei atingir.

A eterna batalha entre a razão e a emoção simplesmente parece perder todo sentido. Não existe motivos para conflito. Ganharemos muito mais se aliarmos as duas coisas e usarmos tudo ao nosso favor.

Essa é a próxima missão.

Boa segunda!

Dois parceiros que me fizeram
voltar a acreditar em
amizade verdadeira.

Edio e Bita!
(meus dois parceiros de duplas sertanejas)

********


As pessoas só possuem o poder que você confere para elas. Só vão afetar sua energia se você der abertura para isso. Geralmente acontece através das expectativas que você cria ao esperar que elas hajam da forma correta que você age com elas, infelizmente nem sempre isso é possível. Coisas que você acha básica e tem como certas podem não ser assim para os outros. Alguns valores básicos se perderam com o passar do tempo para algumas pessoas. Um certo número que vai ficando para trás enquanto o mundo gira em direção a um entendimento maior e uma união sincera dos que conseguem construir uma parcimônia duradoura e entendem que sinergia é o caminho para erguer qualquer coisa juntos.

Alguns nem sabem o que isso significa, como podem entender o valor disso?

Por isso vou seguir meu próprio conselho, ligar o botão do foda-se e parar de lutar por causas perdidas. Já passou da hora de cuidar da minha vida e priorizar as coisas que me fazem bem, que me dão segurança e que podem melhorar o meu futuro. Colocar os outros na frente só vale à pena quando você percebe as pessoas valorizando seu esforço e seguindo por conta própria quando você solta suas mãos, os que caem sentados e ficam olhando para você ainda vão precisar de mais tempo para entender o que devem fazer, e tempo é um luxo que não podemos nos permitir mais.

Foco no seu objetivo, coloque coração no seu objetivo, faça os sacrifícios que forem necessários e não se permita ser nada menos que excelente no que fizer. No final tudo será somado, pesado e medido para ver seu merecimento. Você não vai querer jogar tudo fora por comodidade ou falta de empenho. Se for assim você realmente merece ficar onde está, olhando as crianças brincando no playground e reclamando da vida culpando e amaldiçoando elas por estarem lá ao invés de pensar porque não fez seu dever de casa direito...

Tenham uma ótima segunda.

Bjs.

sábado, 19 de junho de 2010

Arte.

Amo o que eu faço. Amo minha arte, seja ela qual for. Amor entreter as pessoas. Quando as vejo sorrindo e dançando é o êxtase para mim. Minha alegria é ver que minha música toca as pessoas de alguma forma. Me realizo assim. Não entendo, não aceito e acho ridículo quem sobe em um palco e se acha melhor que os outros. Sabe aqueles artistas que se sentem superiores e acham que estão ali em cima fazendo um favor para o público? Que não chamam o público para o seu lado e culpam todos menos a verdade quando a platéia parece fria. não existe platéia fria. Nunca. Já aprendi isso. Existem escolhas, posturas e caras erradas. O público está te olhando o tempo todo, cada cara de desgosto, cada bocejo, cada olho no olho que não ocorre. Isso conta. Aff...

 Bah, sem futuro. Pena, não tenho. Cada um tem o que merece. Plante e colha. Depois comparamos as colheitas.

Bom sábado. Hoje to OFF. Preciso recarregar as baterias desse mundo.

Bjs aos que amo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Alô?


Acredito piamente no respeito que se deve ter pela essência da outra pessoa. Acho que se você ama ou gosta de alguém você deve respeitar essa pessoa da forma como ela é. Não adianta tentar muda-la. Só se muda de dentro para fora, caso contrário criar-se há uma mágoa tamanha alimentada pelo tempo que comerá tudo de bom que pode ter sido construído juntos. Infelizmente nossos caprichos egoístas nos fazem tentar absurdamente moldar o outro conforme nossa vontade. Não somos deuses, não temos tal direito. Poucos entendem isso.

O que mais acontece é que quando as coisas não dão certo uma das partes culpa a outra por não ter se transformado no homem ou mulher ideal que tanto sonhara. Acontece que a culpa é totalmente sua por não ter aceitado a pessoa da maneira que ela é. Só que é mais fácil culpar os outros pelo nosso erro, torna as coisas mais aceitáveis. Não estou falando sobre desvios de condutas ou coisas ruins que devem ser consertadas para que um relacionamento funcione, não é isso obviamente. Falo das coisas que você projeta no outro e tenta acabar porque te lembram de coisas que você não gosta em si mesmo, ou que teria vontade de fazer mas não tem coragem.

Eu respeito as pessoas como elas são. Admiro as qualidades e as amo por seus defeitos. Obviamente os que não as fazem ser falsas, fura-olhos ou falarem mal dos amigos para outras pessoas com intuito de se darem bem da forma que for. Falo dos pequenos e deliciosos defeitos que nos tornam únicos e deliciosamente chatos.

Seja o que você tem vontade de ser, desde que não machuque ninguém.

E que a pessoa (s) ao seu lado o respeitem como é ou que arrumem outro para descontar suas frustrações.

Já desejei uma ótima sexta?

Suas atitudes...

Guto, grande parceiro.


Ontem peguei no ar um belo diálogo entre dois grandes parceiros. Sinceramente veio em um bom momento. Vai me auxiliar a trazer alguma luz onde só existe escuridão. Assim espero. E que não me entendam mal. Ao menos dessa vez.

Começo com uma pergunta: como você quer mudar sua vida se continua fazendo as mesmas coisas?

Para mudar sua vida você precisa mudar suas atitudes, seus pensamentos. A forma como você reage aos acontecimentos da vida determina o caminho que ela vai tomar. Uma mudança só é válida de dentro para fora, mas as vezes você precisa de um estímulo externo para começar a sentir que pode conseguir. Ninguém muda ninguém, ninguém motiva ninguém. A motivação é intrínseca. Você pode inspirar alguém, a motivação é interna.

Defina suas metas, aprenda sobre você mesmo. Reflita o que você faz para as coisas que não gosta não acontecerem. Quando perceber que a resposta é "nada" você estará começando a entender sobre o que estou falando...

Uma ótima sexta para todos.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Assim que sou.



A verdade...

Sou um ser que foi moldado para ser livre. Mesmo que não tenha sido aprendi a viver assim. Descobri o sabor de fazer o que me der na cabeça e as alegrias colhidas com isso. Não sou o tradicional romântico, que manda flores, presentes, declarações. Me apego nas pequenas coisas, detalhes, gentilezas e gestos. Eles me conquistam. Claro que adoro ganhar presente também "né istepô".

Desde muito cedo fui apresentado às artes e ao conhecimento erudito através das imensas enciclopédias da estante do escritório de advocacia que ele mantinha em casa. Aprendi muito também lendo livros de psicologia e sobre o comportamentos dos animais (no caso dos humanos). Entendi desde cedo que existem vários tipos de pessoas e animais entre nós. Alguns bons, outros apenas animais...

Nunca fui chegado a cobranças. Aprendi a ser independente muito cedo e tem coisas que não se deve abrir mão. Se não dou satisfação para meus pais para quem devo dar então? Minha vida é um livro aberto, apenas escolho as páginas que vão ao ar... Aprendi isso também desde cedo. Acredito nas energias do universo e nas nossas próprias. Procuro canaliza-las para onde são necessárias. Por isso a atenção está no meu trabalho, não no que faço fora dele. Nunca fui santo e nunca vou ser. Quem estiver ao meu lado saberá disso, pois sinceridade e a melhor cola do mundo. Quando junta nada separa, pois não há surpresas.

Passei vários anos privado de minha liberdade por não ter sido sincero comigo mesmo e com quem estava ao meu lado. Por isso cometi erros imperdoáveis e coisas que não tenho o menor orgulho. Não cometo o mesmo erro duas vezes. Nem quanto a sinceridade nem quanto aos outros. A verdade pode machucar, mas a ferida fica limpa ao contrário da ferida causada pela mentira.

E assim a vida segue...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Afinal, o que será do mundo?

Já repararam na montanha russa emocional que vivemos nos dias de hoje?

Em um momento temos uma subida maravilhoso onde estamos olhando para o céu e achando tudo mil maravilhas... Subitamente uma queda vertiginosa nos tira o fôlego e amaldiçoamos o sem-vergonha que nos colocou lá...

Isso deixa nossos nervos em frangalhos. Aff...

A o longo do caminho encontramos os filhos nascidos desse casamento entre altos e baixos e percebemos as marcas deixadas. Pessoas desconfiadas, com dificuldade em se entregar e se abrir. Pessoas que acabam não aproveitando plenamente a vida. Ou pior, pessoas que acabam descobrindo mesquinhos prazeres em pequenas maldades ou supostas vitórias em campos onde deveriam florescer amizades e não batalhas.

Alguns não sabem conversar sinceramente. Simplesmente não conseguem. Alguns não o fazem de propósito. Escondem o que sentem de verdade para poder se moldar ao que estiver a sua volta. Outros não se abrem porque já o fizeram e aprenderam amargamente a saborear uma traição. Ou várias.

Eu simplesmente me cansei de me abrir completamente. Aos poucos aprendi a diferenciar o real do abstrato. Ainda me permito alguns erros para testar a resistência, mesmo assim machucam. Mas não desisto de aumentar meu seleto círculo de confiança.

E a quarta continua com uma verborragia absurda...

E não é que é mesmo?

Ao mesmo tempo que algumas pessoas me maravilham com sua pureza e amabilidade outras confirmam meu desapontamento mesmo contra a minha vontade de ver os fatos. Mesmo tendo todas as chances para redimirem atos falhos cometidos no caminho preferem (ou simplesmente não têm escolha) mostrar ao mundo toda sua instabilidade, imaturidade, irresponsabilidade e egocentrismo exacerbado.

Simplesmente chocado e sem palavras com as atitudes que algumas pessoas conseguem ter diante de situações extremamente normais, planejadas e maravilhosamente belas. Talvez seja o grande aviso para que possamos conhecer verdadeiramente o que se passa dentro de certas cabeças (ocas) e corações (vazios). Assim é melhor.
Sem enganação, sem mentiras, falsidade ou meias palavras.

Sei que as pessoas demoram um tempo para perceberem a verdade e a qualidade dos acontecimentos em suas vidas. As coisas precisam de um tempo de maturação para serem absorvidas e processadas corretamente. Mas dessa vez acho que o sabor do remédio amargo surtiu efeito imediatamente após a ingestão, e fico feliz por isso.

Amo demais quem eu acho que merece ser amado assim e me preocupo muito com o bem dessas distintas pessoas. Tudo que mais quero é vê-las definindo suas vidas com a pessoa certa, mas até lá espero que se divirtam muito com as erradas...

Continuem fazendo uma boa quarta.

"É bão assim"

Como é bom ter na minha vida pessoas verdadeiras. Sabe, aquelas, que em uma dia chuvoso te fazem lembrar que por trás das nuvens existe um belíssimo e caloroso sol esperando por você. Pessoas que sabem o que é amar e respeitar alguém não importando o tipo de amor.

Com quem você pode contar sempre, seja em bons momentos e em outros não tão bons assim. Pessoas que sabem te surpreender e arrancar aquele sorriso gigante que estava preso lá no fundo que quando aparece espanta qualquer nuvem.

Sou um cara de sorte. Não sei se mereço tanto. Mas sou.

Culpa de vocês.

: )

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Irmandade

Parceiro.


O mundo não é mais o mesmo. Pára que eu quero descer. Valores se perderam com o passar dos anos e parece ser normal quem não é. O narcisismo exacerbado abala as estruturas sagradas do sentimento mais puro, forte e persistente que dois seres humanos podem compartilhar, a amizade.

Não vou perder meu tempo falando do lado babaca da história, o que me preocupa são as pessoas de bom coração que geralmente são usadas e magoadas pelos babacas. Ainda existem pessoas que se entregam e abre as portas de seus corações confiando no olhar e nas boas intenções dos outros. Geralmente são alvos fáceis dos sociopatas de plantão que pipocam ao nosso redor.

Raiva, frustração, decepção e uma total falte de saber o que fazer. Essa é a reação quando descobrimos a farsa e a cara do farsante. Jogamos nosso ódio no mundo. Para todos os lados.

Mas após perceber o mundo de lobos em que vivemos aprendi que a Terra gira e a vida segue. O melhor remédio é o tempo. Cura tudo. Quem bate esquece, quem apanha não. Logo virão até você novamente. Aí você tem a chance de mostrar que é superior, ou não. He he...

Não se deixe abater. Levante a cabeça. Sua parte você fez. Viveu dignamente. Pode colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente, eles não. Se apegue aos seus valores e deixe eles com os deles, veremos até onde cada um vai chegar. Assim poderemos rir juntos da cara deles quando a estrada acabar e eles estiverem sozinhos olhando para cima, que é onde estaremos.

Se vocês não sabem que são, não se preocupem, nós sabemos bem...

Monday monday...

Mãe é tudo.


Segunda. Um dia detestado por muitos, quase todos praticamente. Cada um com seus motivos, não estou aqui para discutir isso. Apenas acho que segunda é um bom dia para começar a tocar os projetos que tanto rodam em nossas cabeças. É o dia mundial de começar dietas, entrar na academia e assim vai...

É um simbolismo interessante e igualmente eficaz se for de encontro ao que verdadeiramente impera em seu coração e comanda sua vontade. Começar só para satisfazer um ímpeto de vigor é igualmente frustrante. Comprometa-se com você mesmo. Faça pelo seu bem-estar, seja mental ou físico. Tudo. Você é a pessoa mais importante na sua vida. Haja conforme tal.

Deixa ver, hoje vou para a academia, depois volto e regulo meu violão e minhas três guitarras (eram quatro, mas uma foi aposentada como relíquia de guerra), depois preparo as coisas para ensaiar e gravar com meu parceiro Edio (isso se ele lembrar que hoje é dia de labuta). Um dia dedicado ao meu bem-estar físico e à minha profissão. Uma segunda perfeita, ensolarada e com um friozinho gostoso que com certeza vai terminar com um chocolate quente e um bom filme...

Boa segunda para todos. A minha vai ser.

:)

Curtas II ...

Assim que é. Você é o que é. Ame-se ou deixe-se. Preferivelmente ame-se, é melhor. Se você não se amar os outros também não saberão como fazê-lo. Não é difícil. Pense comigo, você tem uma beleza unica, tem o bem no coração, um abraço maravilhoso, um beijo delicioso (vai dizer que nunca te disseram isso?) e muito amor e carinho para dar e vender. Azar de quem não perceber isso.

********** ********** **********

Água gelada tocando a face. Olhos finalmente enxergando por entre as brumas do caminho. Portas cada vez mais próximas. Escolhas definem quem você é. Siga seu coração. Aprenda com os revezes. Trilhe o caminho do bem. E seja feliz.

********* ********** ***********

sábado, 12 de junho de 2010

E agora?

Agora é o momento de se permitir descansar os ossos e acalmar o coração. A cabeça precisa de um tempo para assimilar tudo que o mundo nos joga. Calma e serenidade dão o tom para aqueles que querem algo mais. O mundo não é perfeito e nem tudo pode ser, mas cada coisa tem seu tempo e seu momento certo para acontecer.

O dia é dedicado aos namorados e namoradas. Eu acredito que todo dia deveria ser dedicado aos namorados e namoradas do mundo. Não é fácil manter um relacionamento nos dias de hoje. Sei bem do que estou falando.

Aos que também estão sozinhos no dia de hoje e apenas mais um dia, repleto de possibilidades.
: )

Bjs.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um dia frio...

Só porque ontem o show foi muito massa
e a Cachaçaria estava cheia!
Edio e Ian


Sei que existem dias em que perece haver um buraco negro te puxando para dentro dele. E que em outros dias você simplesmente adoraria que isso acontecesse. Também sei a falta que um abraço apertado, um carinho sem interesse, puro e sincero faz em dias assim. Tudo que queremos é sentir aquela sensação de aconchego que parece fazer ir embora todas as mazelas e vicissitudes do dia a dia.

Eu me vejo aconchegado, debaixo das cobertas, de moleton e meia, assistindo um bom filme, celular desligado, de preferência tomando um chocolate quente ou comendo alguma besteira bem deliciosa...

Essa imagem me conforta e vez ou outra faço acontecer. Me faz bem.

Procure segurança em você mesmo, sinta-se bem com você. Faça algo que te faça bem. Cure-se.

Se precisar de ajuda, estarei bem aqui.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Assim que é

Amigo é amigo, o resto é resto.
Mr. Augusto.


Às vezes temos a impressão de estarmos sozinhos no mundo. Entre a multidão a solidão ganha forças e nos sentimos invisíveis. O coração quente e pulsante que outrora tivemos mais parece uma colcha de retalhos devido a maldade dos que não sabem valorizar uma pérola quando encontram uma. E são muitos nesse mundo. O sol não parece mais aquecer, os sabores se vão, o riso emudece diante de tanta tristeza velada e desmedida.

Mas mesmo entre os períodos de escuridão existe luz. Basta saber onde procurá-la. Ela pode estar bem ao seu lado. Ou escrevendo algo pensando em você nesse momento. ou pode estar esperando uma chance de mostrar o quão belo o mundo pode ser ao seu lado. As opções são infinitas, muito maiores do que as que causam as trevas em nosso caminho. O segredo é estar aberta ao acaso e deixar que o rio siga seu caminho até o mar.

Mas não espere mais do que as pessoas podem dar, isso causa expectativas que se não forem satisfeitas vão gerar decepção. Apenas aceite uma coisa de cada vez e seja grata pelo bem que o mundo oferece em contrapartida dos maus momentos. Aprenda a amar sem esperar nada em troca, simplesmente pelo prazer de amar.

O beijo na boca tem poder terapêutico e é extremamente delicioso quando bem aplicado e obviamente quando bem acompanhado... Experimente...

Boa sexta para todos!

Às vezes, entre o sono e o despertar, repousam as respostas que procuramos...

"Temos Delivery!"
A orelha do Amaury Dumbo eu já tenho...
KKK...



É o momento mágico onde temos a força da nossa imaginação aliada a poderosa ferramenta de aumento sensitivo que é nosso inconsciente. Ele é capaz de nos fazer sentir novamente várias, ou todas, as emoções contidas nele. É como se fosse uma grande caixa preta emocional, visual, musical e sensorial. Tudo está lá, apenas esquecemos como acessar a maior partição do nosso HD...

Nesse momento, quando percebo que estou indo ao encontro de Morpheu, me permito voar e fantasiar os mais loucos devaneios que acordado não seriam possíveis. O mais agradável é a sensação de realidade que encontramos nesses momentos. Enquanto o corpo recarrega as baterias a mente voa colocando cada peça em seu lugar após um dia inteiro de estímulos e infinitas camadas de informação.

Para isso basta apenas uma coisa. Dormir.

Boa quinta.

Hoje Edio e Ian no pop-rock da Cachaçaria do Centro a partir das 19:00hs.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Isso isso isso!!!

Saudade do carnaval...
(e desse óculos)


Acho que entendi! As pessoas que falam mal das outras de fato não conseguem de verdade falar bem de ninguém. Se prendem aos pontos negativos e ignoram as coisas boas que essas pessoas alvo da maledicências têm para oferecer. Imagina se as outras pessoas fizessem isso com elas tambem?

Onde será que estariam?

Bom restinho de quarta...

Eclipse

Já Falei que Gibson Les Paul é foda?


Pássaros voando, ofuscados pelo brilho do sol ao eclipsarem o astro rei. Do meu ponto de vista, que no momento é deitado na grama, com os dedos entrelaçados atrás da cabeça e olhando para o infinito, o mundo parece calmo, sereno. Praticamente um paraíso. Procuro na imensidão do céu a iluminação que sei que repousa dentro de mim. Acho que essa bela visão do cosmo pode me inspirar e abrir alguma das portas trancadas que insistem em não revelar o que há em seu interior.

Talvez por não ser a hora certa, tento piamente crer nisso para não enlouquecer na espera. Talvez ainda faltem alguns tijolos para completar e fortalecer bem o meu muro para quando a porrada do conhecimento vier à tona. Na verdade o que recebemos é pura informação, dados aleatórios dispersos e desconexos, o que fazemos com eles nos torna quem somos. A transformação do que recebemos para o que sabemos é a mágica, e muitas vezes precisamos de um catalisador, estudo e experiência.

O mundo nos manda sinais o tempo todo, quase como se tivesse alguém do outro lado (de onde?) torcendo pelo nosso sucesso e tentando nos guiar mais rapidamente rumo à vitória. Mas somos apenas humanos, e muitos sem uma visão ampla o suficiente para entender nosso propósito aqui. Isso muitas vezes nos faz aprender as lições da forma mais difícil. As lições mais valiosas são as mais duras de aprender...

Continuo aqui deitado, sentindo a energia do sol me recarregar e pensando em como o mundo poderia ser melhor e a vida mais fácil se todos se permitissem enxergar o que parece tão claro aos olhos do universo...

E a vida segue...

terça-feira, 8 de junho de 2010

Intuição

Às vezes temos uma impressão forte e persistente sobre algo. Um sentimento que tenta nos dizer algo mas que simplesmente não pode por não ser mensurável em palavras. Acredito que temos que dar ouvidos quando coisas assim acontecem. Me permito ouvir meu coração. Não fazia isso antes, mas aprendi a valorizar primeiro a mim para poder valorizar os outros...

A corrente do bem...

Fome...


A interessante idéia apresentada no filme atualmente dá a pauta para um programa da BAND onde uma pessoa recebe certa ajuda e se compromete a ajudar, da maneira que lhe for possível, outras três pessoas.  Primeiramente fiquei feliz ao ver um pequeno garoto de uns dez anos cujo sonho e ser bombeiro por não ter medo de arriscar sua vida pela de estranhos e adorar adrenalina, mas o sensacionalismo utilizado para alavancar a audiência causou-me certa repulsa me fez repensar o porque de não fazermos o mesmo em nossa vida linge dos holofotes da mídia.

Tenho um grande amigo, José, que toda quarta-feira realiza a proeza de junto com outros voluntários servir uma marmitinha aos desabrigados e menos afortunados ao lado da Igreja de Campinas, ali no salão paroquial. Uma atitude nobre e que faz a diferença para muitas pessoas. E ali estando, possibilitam que as pessoas que se voluntariam acabam prestando outros benefícios para os que realmente se dispõem a mudar e melhorar suas vidas.

Eles precisam de ajuda, que tal divulgarem essa idéia e aparecer lá perto das 19:00hrs?

Pessoas assim fazem a diferença no mundo fazendo apenas a sua parte e dando sem esperar nada em troca. Dê com a mão esquerda sem que a direita saiba, disse o "CARA".

E tenha uma boa terça...

domingo, 6 de junho de 2010



Um mergulho no infinito de si mesmo pode mostrar a entrada de um mundo novo e maravilhoso se você se permitir uma viagem ao desconhecido. A viagem mais longa e divertida e feita sem sair do lugar. Apenas relaxe e preste atenção no cruza sua mente e seu coração enquanto observa o escuro...

Boa segunda.


Às vezes precisamos dos amigos de verdade para nos lembrar de quem somos e de nossas próprias faltas. Muitas vezes por falta de tempo, outras por esquecimento, outra por não ter certeza de merecer tanto carinho e amizade. Isso pode assustar. Cuidado com isso. Eu me assusto. Mas aprendo. Tento ao menos.

Muitas coisas lembram outras muitas coisas e nem sempre a interação com a realidade nos coloca em um lugar confortável com atitudes passadas e seus reflexos no presente. Mas estamos aqui ara aprender a lidar com nossas responsabilidades. Ações e reações, assim funciona o mundo. Quando esquecemos disso somos obrigados a levar um puxão de orelha seja do mundo, ou de um amigo de verdade.

Atente para seu coração e os bons avisos que ele lhe dá. Poucas pessoas no mundo não te virariam as costas, ele é o primeiro da lista.

Bom domingo para todos. Hora do rock rolar!

sábado, 5 de junho de 2010

Violão novo, o parceiro é o de sempre...


O que me contenta é saber que várias culturas e religiões agora apontam para a mudança de um antigo paradigma que eu já tive o prazer de escrever sobre faz alguns anos após uma atualização de pesquisa e leitura. O novo caminho revela uma conscientização de boa parte da humanidade sobre a verdadeira origem do bem e do poder humano. O verdadeiro potencial do homem e sua mente.

Quando disseram que fomos criados à imagem e semelhança Dele não estavam se referindo ao aspecto físico, estavam falando sobre nossas mentes. A Bíblia, apesar das distorções de tradução e dos esforços da Igreja Católica (ou caótica) de esconder a verdade, ainda é a maior fonte de conhecimento e poder da humanidade.

A chave está em vários textos onde disse claramente que nos falam por parábolas, como no Salmo 78, abrirei minha boca numa parábola, falarei enigmas da antiguidade. O momento é de começarmos a aprender a interpretar corretamente o que está na escuridão.

A escuridão é grande, por isso a luz que está se criando deverá ser maior.

Os que deixam a escuridão habitar seu interior estão sentido, e aos poucos saem das sombras e mostram sua verdadeira face. E nós sabemos identificar quem são...

Amém.
(que deriva do Egípcio Amom, Deus do Sol...)
(uma pista para os que sabem o que procurar...)
...



Pessoas que não valorizam os outros deveriam aprender a manter suas bocas fechadas. Quando destilam suas burras ironias sobre pessoas que ainda crêem que possa existir algo de bom no mundo acabam por destruir os últimos fios que os ligam à humanidade. O lugar para onde estão indo é triste e solitário e é uma fábrica de pessoas amarguradas e tristes, não que elas já não apresentem tais traços, mas aumentarão exponencialmente a experiência de ser um resto do que outrora foram.

O que me indigna é a própria falta de dignidade de não ter coragem de assumir perante todos, que já sabem como de verdade a imbecilidade se máscara atrás de sorrisinhos e infames comentários, suas verdadeiras intenções e personalidades. Reparem que usei no plural, pois assim que é. Gente assim não possui apenas uma cara. E cada uma mais feia que a outra.

Quando começarem a reparar que todos se afastam, que os conselhos e toques tornam-se cada vez mais escassos, que as alegrias compartilhadas diminuem e somente resta a indiferença com certeza será tarde demais, pois as pessoas aprendem rapidinho a viver sem aquilo que lhes faz mal...

Nínguem consegue enganar todos o tempo todo, e esse tempo já passou.

Bem vindo à sua realidade.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Antagonistas...

Gibson Les Paul Rulez


A humanidade tem necessidade de que sua história seja pontuada por grandes conflitos e monstruosos antagonistas. Parece que isso criou no indivíduo a mesma necessidade de possuir um antagonista para poder derrotar ou culpá-lo pela sua infelicidade caso nem tente lutar.

O problema e que a própria vida nos coloca as situações onde devemos prevalecer e mostrar o nosso valor. Não digo porém que não existam pessoas que atravessam o nosso caminho e precisem ser enxotadas de volta ao lixo de onde vieram, mas existem pessoas que procuram ou criam seus próprios inimigos em situações onde não precisariam fazer isso.

O caminho já é difícil, cheio de armadilhas e pessoas pouco interessantes que disputarão conosco profissionalmente e algumas até pessoalmente pelos nossos objetivos, para que então procurar mais sarna para se coçar?

O negócio é cultivar amizades, energias boas e ser feliz.

Hoje tem show no Mediterrâneo, no shoppinga Via Catarina. Começa as 21:00hrs.

Nos vemos lá!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ontem durante a sessão de tortura na Rico Academia ou Rico's GYM conversava com um parceiro e concluímos que somos poucos os seres humanos normais que residem nesse mundo, no nosso mundo pelo menos. A fauna que nos cerca é fascinante. Temos seres de todos os tipos. Lobos em pele de cordeiros, os famosos pássaros fura-olhos do sul da Nova Guiné, as hienas... Uma infinidade.

O que nos levou a ponderar o que seria o dito normal. Parâmetros demais seria necessários para pontuar a questão, então apenas nos medimos pelo assunto em questão. Percebemos que o ser humano normal prioriza o seu bem-estar e a realização de seus planos. Para isso atitudes são necessárias, claro. Após tal conclusão mais do que óbvia percebemos que questões como respeito, lealdade, amizade e comprometimento são atributos essenciais  para se classificar bem no ranking da vida.

E parece que cada vez mais esses produtos estão em falta nas prateleiras...

Fui...

A nova era

Cabeça de gato e Ku de Manga.
Nova dupla sertaneja logo
em uma loja perto
de você!!!


Pegue um grão de areia. Minúsculo, inofensivo e com a massa praticamente imensurável. Mas possui massa e seu centro possui alguma gravidade. Agora pegue milhões de grãos e agrupe todos por exemplo em um ponto ao redor da Terra. Sua força gravitacional seria forte o suficiente para modificar os rumos das marés e influenciar até o comportamento humano...

Assim são os pensamentos. Cada um, por menor que seja, gera energia. Que pode ser medida. Imagine um conjunto de pensamentos. Imagina o que esse conjunto pode atrair. Essa força todos nós temos. E será a próxima descoberta coletiva da humanidade...

Pense positivo. Mas não abaixe a guarda. Ainda não...

Bom feriado para todos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Conversa psicografada entre Pinky e o Cérebro...

"... Mas Cérebro, não entendo porque estou voltando para o banca do passageiro...
 - O seu jeito de pensar e agir ainda não pode ser compreendido pelas amebas de duas patas que habitam esse mundo... Responde Cérebro já sem muita paciência para sentimentalismo...
 - Mas então estou errado, é isso?
 - Errado não, simplesmente ingênuo demais.
 - Como assim?
 - Você ainda acredita que as pessoas sentem realmente as coisas que falam.
 - Mas se não sentem, por que falam?
 - Algumas para se proteger, outras simplesmente por conveniência ou obter alguma vantagem instantânea.
 - Mas isso obviamente é burrice, pois em algum momento terão que sustentar o que disseram. E aí, como ficam?
 - Bem, aí algumas ou se mostram como são ou esperam pela oportunidade de virar a mesa.
 - Hummm... Acho melhor eu ir para o banco do carona mesmo. Não tem graça jogar assim...
 - É aí que eu entro... Razão ao invés de emoção... Pensar primeiro em mim..."

O resto não pode ser reproduzido devido ao horário...

Depois tem mais...

Que seja feita a vossa vontade.

Okay, eu sou mau. De verdade, eu sou o errado na história toda, em todas. Não estou me fazendo de coitadinho e nem preciso que tenham pena de mim. Só preciso que saibam que finalmente entendi.

Sempre houve quem não goste de mim, quem fale mal de mim pelas costas, que faça piadas, que instigue revoltas e provoque revoluções por minha causa. Pessoas que dizem que sou um poço de falsidade, que não sei ser amigo, bom filho, bom namorado, nem bom músico. Muito menos que sei dirigir uma banda.

Concordo com eles.

Sou do mesmo jeito que era quando tinha quatorze anos, um pouco mais amadurecido e esperto com algumas ciladas da vida. Mas ainda sonhador e crente na bondade humana. E é assim que eu sou. E assim que sempre vou ser. Que se foda quem não goste. Hoje e sempre.

Sempre me considerei fiel aos que eram fiéis comigo, deixei de me ajudar para colocar no bolso dos outros quando sabia que estavam precisando. Dei meu sangue, minha cara a tapa pelos outros. Me desdobro com o que não tenho para fazer as coisas acontecerem enquanto a maioria fica sentada atirando pedras. E o que o mundo me dá em troca? Merda.

Excelente.

Terão isso de volta.

Pinky desligando.

Cérebro no comando.
(de volta o velho desejo de dominar o mundo, mas dessa vez sem escrúpulos)

Cambio e desligo.