segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lie to me.

Postei no Twitter uma frase do Dr. Lightman que diz: Verdade ou felicidade, nunca os dois. E gerou uma certa e deliciosa polêmica. As respostas foram em geral que a felicidade só vem com a verdade. Atitude esperada de quem quer acreditar que isso aconteça no mundo real. Pena que o mundo real não seja aquilo que vemos e ouvimos. Geralmente quando falamos em faltar com a verdade todos imediatamente, mesmo que inconscientemente, pensam nas mentiras que já disseram. Normalmente vem à mente aquelas mais pesadas e que causam mais vergonha. O ler isso você provavelmente desviou o olhar e espantou algumas fagulhas que se soltaram de pensamentos que deveriam ficar no escuro, correto? Mesmo que você (sorrindo provavelmente para esconder o nervosismo ao ser pego) negue com a cabeça e faça cara de surpresa.

A felicidade independe da verdade.

A frase fora postada pois a verdade está estampada na nossa cara, apenas não sabemos onde procurar. As palavras dizem uma coisa, seu corpo pode ou não corroborar o conteúdo. A verdade é a soma desses dois elementos. Quanta infelicidade seria poupada se soubéssemos perceber as nuances que a verdade nos mostra na linguagem corporal e facial de nossos interlocutores.

Se você dissesse o tempo todo a verdade, que consequências isso teria em sua vida? E na vida dos outros? E no mundo? No seu mundo então? Pense nisso.

Você só pode ter felicidade e verdade juntas quando estiver pronto para aceitá-las.

Não sou cético. Ainda acredito nas pessoas. Ao menos em algumas poucas. Até que me provem o contrário. Apenas estou com a mente e os olhos abertos e posso dizer, tenho visto cada coisa...

A arte imita a vida e nos abre algumas portas da percepção que estavam fechadas por pura falta de atenção...

Um comentário:

Taís R. disse...

Acredito que nem sempre a feicidade esteja de mãos dadas com a verdade, pois, existem situações em que precisamos mentir (ou omitir)para preservamos a felicidade de uma situação ou de outra pessoa. A verdade é boa, mas, a mentira pode ser necessária!

Beijo!